Notícias

Amambai fecha colheita do safrinha 2019 com média de 92 sacas por hectare

Amambai encerrou na semana passada, a última do mês de agosto, a colheita do milho de segunda safra, o chamado “milho safrinha”. 

Segundo o técnico agrícola, Sérgio Costa Curta, do escritório de planejamento agrícola Agrotec, que auxilia com fornecimentos de dados da agricultura do município ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geograa e Estatística), Amambai fechou a colheita com uma boa média de produtividade. 5.520 quilos por hectare, que transformado em sacas corresponde a 92 sacas/há.

Choveu na hora certa e a geada, que castigou Amambai e toda a região, chegou tarde, ou seja, em um período que as lavoras de safrinha, pelo menos a grande maioria, já estavam fora de risco e também não choveu no período da colheita. 

Um fator que gerou pequena perda aos produtores em relação ao milho safrinha, segundo Sérgio Costa Curta, foi os fortes ventos registrados no decorrer do mês de agosto. 

Os vendavais zeram com que parte do milho, já pronto para colher, deitasse, prejudicando o trabalho da colheitadeira, porém todos os fatores, como a soma da geada e dos ventos fortes, teriam resultado em perdas médias de apenas 2%. De acordo com o técnico agropecuário, fatores climáticos favoreceram para a boa produtividade da cultura. 

Preparação do solo para a soja 


Produtores trabalhando no preparo do solo para a soja. Período de plantio da safra 2019/2020 vai de 20 de setembro a 31 de dezembro em Amambai e região. 

Após tirar o milho safrinha, o produtor rural já começa a se preparar o solo para o plantio da soja. 

Segundo Sérgio Costa Curta, pelo zoneamento agrícola do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), o período de plantio da safra 2019/2020 da soja em Amambai e região começa no próximo dia 20 de setembro e segue até o dia 31 de dezembro.

Na safra 2018/2019 Amambai teve próximo a 80 mil hectares de área plantada com a oleaginosa, más a produção média por hectare, que foi de 64 sacas na safra 2017/2018, caiu para apenas 46,6 sacas/há. 


Esse índice baixo de produtividade, que foi bem próximo do custo de produção, que varia entre 33/34 sacas por hectare para quem planta em área própria a 45/46 sacas/há para quem planta em área arrendada, foi provocado por questões climáticas. Nas safras anteriores o índice de produtividade/há sempre foi crescente em Amambai.

De acordo com a Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) a produção média da soja em Amambai na safra 2014/2015 foi de 50 sacas por hectare, na safra 2015/2016 de 53 sacas/há e na safra 2016/2017 a produtividade média no município deu um salto para 58,5 sacas por hectare, chegando ao recorde de 64 sacas/há na safra 2017/2018.

Fonte: Vilson Nascimento / Grupo A Gazeta | Fotos: Vilson Nascimento

Ir ao Topo da Página